História da AMA
Em setembro de 1992, um grupo de pais fundou a AMA – Associação Maringaense dos Autistas, com o propósito de viabilizar à pessoa autista uma vida digna, oferecendo às famílias suporte através de informações e orientações, instrumentando-as para melhorar o convívio no lar e em sociedade e disseminar a experiência acumulada frente ao autismo.
Esta missão é o que fortalece a existência da AMA, delimitando e orientando suas ações dentro do espaço que deseja ocupar na sociedade. Em setembro de 2004, a Escola de Educação Especial Leo Kanner foi autorizada a funcionar, sob a resolução nº 3139/04, sendo uma escola especializada para possibilitar o atendimento, acompanhamento e desenvolvimento das potencialidades dos autistas.
Neste sentido a AMA busca por meio de sua atuação, oportunizar condições necessárias para o desenvolvimento da pessoa com Transtorno do Espectro Autista (TEA), desde a infância até a vida adulta, por meio de ações educacionais especializadas. Devido às características específicas desses indivíduos, faz-se necessário o desenvolvimento de atividades estruturadas, diferenciadas, com adaptações, que atendam às especificidades e particularidade deste público. O atendimento às pessoas com TEA demanda supervisão constante, orientação familiar e qualificação profissional, a fim de que a pessoa com Transtorno do Espectro Autista possa ter um melhor desenvolvimento global, humanização, acesso aos seus direitos no que diz respeito a promoção de sua integração a vida comunitária.
A Associação Maringaense dos Autistas – AMA é a única Entidade em Maringá e região que oferta atendimento especializado às pessoas com Transtorno do Espectro Autista. Atualmente são atendidos diariamente 97 pessoas, com idade entre 3 e 35 anos.
O atendimento à pessoa com TEA requer pessoal especializado, qualificado, supervisão constante e orientação, uma vez que é uma área com singularidades. Busca-se que os atendidos possam ter os seus direitos assegurados no que diz respeito ao acesso, a diversidade que auxilia no seu desenvolvimento global, na humanização e na inserção social.
Missão
Atender pessoas com Transtorno do Espectro Autista – TEA e familiares, promovendo seu desenvolvimento integral por meio de ações pedagógicas, terapêuticas e sociais, propiciando o bem estar e melhoria da qualidade de vida.
Visão
Ser referência e excelência no atendimento integral as pessoas com Transtorno do Espectro Autista – TEA.
Valores
- Humanização
- Respeito – Considerar as singularidades de cada pessoa
- Vocação, Paixão e Amor pela causa
- Disponibilidade e Comprometimento
- Agir e fazer acontecer
- Transparência